sexta-feira, 20 de novembro de 2009

«A aventura da Terra» uma exposição a não perder no Museu de História Natural


«

Esta exposição relata a história e evolução da Terra ao longo dos últimos 4 600 milhões de anos.
A história desenrola-se ao longo de um friso cronológico com cem metros, no qual se podem observar os sucessivos eventos geológicos e biológicos que ilustram os episódios evolutivos mais marcantes da história da Terra.Como cada metro representa 50 milhões de anos, o público é levado a compreender a história do planeta e a evolução da vida, na sua verdadeira relação temporal.


A exposição visa ajudar a compreender a imensidão do tempo geológico e a sua relatividade em relação aos diversos acontecimentos, como o aparecimento da vida e do ser Humano. Mostra que a vida na Terra evoluiu desde formas primitivas simples (unicelulares) até formas mais complexas (pluricelulares com órgãos especializados) e permite construir uma consciência do passado.O visitante poderá enquadrar e valorizar melhor o nosso planeta, a sua fragilidade face à interferência do Homem no Sistema Terra que, embora ínfima à escala do tempo geológico, se revela extensa nos seus efeitos.


A Aventura da Terra tenta contribuir para a interiorização da urgência em perspectivar o futuro do nosso planeta em termos da relação do Homem com o Ambiente, de forma a garantir a perpetuação do inestimável legado que é a Terra.


Níveis de leitura:
Foram concebidos 3 níveis de leitura ao longo de todo o percurso expositivo:
1. O friso cronológico
2. Seis globos terrestres em cujas bases estão retratadas as condições do período a que cada se refere
3. Áreas dedicadas a temas específicos, permitindo o aprofundar de conhecimentos. Estes painéis expositivos apresentam elementos considerados relevantes para a compreensão dos momentos mais marcantes da evolução. Ainda dentro de cada painel são disponibilizados, em caixas, dados científicos ainda mais detalhados, direccionados aos mais curiosos e ávidos de conhecimento.

»
Uma exposição a não perder! As informações estão disponíveis em: http://aventuradaterra.aeiou.pt/

Sem comentários: