Uf! Acabou o 1º Período!
A segunda ronda de testes exigiu da nossa parte e dos alunos um esforço extra. Após a primeira ronda de testes e pelo facto do Futuro Pensado não ter estado, na nossa opinião, à altura do que nos caracteriza, desenvolvemos estratégias suplementares, diversificando as disciplinas e reforçando o número de horas no Centro. Foi com enorme alegria que constatámos melhorias significativas no aproveitamento e entusiasmo dos nossos alunos.
Gostaria de destacar o Mário Jorge. Não foi considerado o protagonista da semana, porque ainda tem algumas disciplinas negativas (acima dos 45%), no entanto tenho por certo que o será em Janeiro ou Fevereiro.
Os alunos lutadores estão no mesmo patamar do que os alunos preguiçosos: o do 3. O percurso escolar é semelhante à construção de uma casa. Para fechar as paredes a tijolo é necessário que os alicerces estejam prontos, para aplicar o estuque nas paredes é necessário que se tenha colocado o tijolo, bem como as canalizações ou a instalação eléctrica. À medida que os anos avançam as falhas vão-se acumulando e em determinada altura é difícil ter uma casa com certificado de habitabilidade. O que mais me entristece é que na maioria dos casos foi a Sorte que determinou o percurso de cada um dos alunos. A Sorte é determinante ainda antes do nascimento, pelos genes que se conjugam na união do espermatozóide com o óvulo. Mas a essa sorte somam-se outras: ter bons professores, ter bom ambiente familiar, ter uma educação que privilegia o esforço. Há, contudo, um espaço em que podemos intervir, em que podemos marcar a diferença. É aí que procuramos trabalhar todos os dias.
Temos também os alunos de média 4 ou 5: o David Pereira, a Beatriz Mendes, a Mariana Marques, o João Santos, a Ariana Lopes, a Ana Rita Alves, o Ruben Martins. A todos, os nossos sinceros parabéns, um reconhecimento do trabalho desenvolvido e a esperança de que continuem a acreditar que só pelo esforço se alcança o mérito.
Os alunos do ensino secundário também brilham, sobretudo o Miguel Loureiro e o Miguel Costa.
A todos desejamos boas festas.
Paula
Sem comentários:
Enviar um comentário