terça-feira, 19 de agosto de 2008

Regresso às aulas...

As férias estão a acabar!
Confesso que já estou com saudades do trabalho.

Alguns pais já começaram a ligar para saber quando é que abrimos as portas, o que irá acontecer na próxima terça feira, dia 26 de Agosto.

Gostaria de aconselhar todos os pais, especialmente pais de alunos que frequentem o 1º e 2º Ciclo do EB, a comprarem um daqueles livros de exercícios para fazer em férias. Podem encontrar em qualquer superfície comercial. As duas primeiras semanas de Setembro são o período ideal para concretizar essa tarefa. O livro deverá ser para o nível que o aluno frequentou no ano transacto e não aquele que irá frequentar no ano lectivo que se iniciará em Setembro.

Tenho reparado que os hipermercados já estão a fazer campanhas de regresso às aulas. Além do elevado custo dos livros os pais terão ainda de comprar mochilas, dossiers, cadernos, etc... Para poderem poupar algum dinheiro é importante fazer uma lista com o seu filho e comprar exclusivamente o que for definido na lista. Da nossa experiência os alunos não usam as suas agendas, sendo preferível ter um caderninho pequeno em que registam as suas anotações, como os T.P.C.´s ou as datas dos testes.

Estimule o seu filho a ter boas notas nos testes da seguinte forma:
Elabore uma grelha para os testes, na qual deverão constar as seguintes colunas: Data-Disciplina-Classificação. Coloque a grelha num local visível, por exemplo a porta do frigorífico. Assim que o seu filho souber a data deverá assinalar na grelha. Assim será possível acompanhar melhor o trabalho dele e ajudá-lo a organizar o seu estudo. Quando o seu filho receber o teste deverá indicar o resultado. Se for bom deverá ser comemorado, com um jantar que ele goste, por exemplo. Se for um mau resultado deve criar-se um espaço para conversar e tentar perceber a causa do insucesso. Mas atenção há pais que colocam a fasquia muito elevada aos seus filhos, é necessário ser realista e valorizar o esforço, mesmo que dele só tenha resultado um satisfaz!

Da nossa experiência podemos afirmar que a motivação é a chave para o sucesso dos alunos. Motive o seu filho. Gratifique-o com tempo e tente não o fazer com bens materiais, ou seja, se ele obtiver bons resultados não lhe ofereça um telemóvel ou uma PSP, opte por levá-lo ao cinema, ou passar um dia na Tapada de Mafra, por exemplo.

São apenas alguns conselhos,
Se quiserem partilhar experiências, fazer comentários, agradeço.

Paula

Sem comentários: