Olá a todos.
Ontem fizemos um passeio pelas antigas salinas de Alverca. Para a maioria dos participantes foi a descoberta de um espaço natural e óptimo para passear de bicicleta.
De início surgiram alguns problemas técnicos: o pedal da bicicleta do Mário Jorge, o travão dianteiro da bicicleta da Daniela. Tudo se resolveu com espírito de inter-ajuda e companheirismo. Depois de termos iniciado o passeio em terra batida, estabelecemos pontos em que o grupo se deveria reunir. Desta forma todos puderam desfrutar do local ao seu ritmo.
Os pontos de encontro serviram para aprender um pouco mais de ecologia. A existência de uma menor diversidade de plantas nas regiões que sofrem alagamento, o voo e a visão das aves de rapina, os líquenes enquanto indicadores de ar puro, o equilíbrio dos ecossistemas, entre outros temas abordados no passeio.
De início fiquei preocupada com a resistência física das participantes mais novinhas, 7 e 9 anos. Na verdade deveria ter ficado preocupada com a minha resistência. A Mariana pedalou um pouco mais de 10 Km sem dizer uma única vez que estava cansada. Sempre a pedalar na sua mini bicicleta. Não esqueçamos que as nossas bicicletas têm um diâmetro de roda muito superior e que por isso é necessário pedalar muito menos. A Daniela, sempre divertida, dizia-me: quando é que paramos para comer? Mas o mais giro é que a Daniela começou a dizer isto assim que iniciámos o percurso de Terra:).
Paula
Vêm ou veem?
Há 4 meses
2 comentários:
Eu gostei muito do passeio de BTT
e li o texto que a Paula escreveu.
A Paula é muito divertida.
Mariana
tu também és muito divertida Mariana.
Aqui no Futuro Pensado gostámos muito de te conhecer. Da tua energia, sorriso maroto e iniciativa.
Visita-nos sempre que quiseres.
Beijinho
Paula
Enviar um comentário