Como professora, estou convicta que o conhecimento é construído por patamares ao longo do tempo.
Quando um aluno inicia o 1º Ciclo do Ensino Básico, aprende os conteúdos básicos que lhe permitirão avançar na sua aprendizagem e o mesmo acontece em relação ao 2º, 3º Ciclos e Ensino Secundário. Quer isto dizer que o aluno não pode nem deve encarar cada ano como uma gaveta que se fecha, uma vez que os conteúdos que aprendeu nesse ano serão necessários para os seguintes.
Temos verificado que nem sempre é fácil fazer com que os nossos alunos compreendam este aspecto fundamental da sua aprendizagem, mas, felizmente, à medida que crescem vão percebendo o quão importante é ter feito uma boa aprendizagem dos conteúdos base.
Deste modo, para que o aluno termine o Ensino Básico com sucesso é fundamental que o 1º e 2º Ciclos tenham sido férteis para a sua parendizagem. As disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática são fundamentais e o nível negativo numa delas pode significar dificuldades no futuro.
Contudo, a experiência diz-me que o trabalho contínuo nestas duas disciplinas faz com que grande parte das dificuldades sejam superadas e que os alunos consigam ter sucesso nos anos que se seguem.
No ano lectivo que agora terminou, tivemos oitenta e seis alunos inscritos. Desses, apenas cinco ficaram retidos. Contudo, consideramos que a retenção, no caso destes alunos, pode ser benéfica, uns porque não tinham os conteúdos bem consolidados, outros porque simplesmente precisavam de perceber que, ao longo das suas vidas, nem tudo lhes vai ser dado de uma forma fácil.
Os restantes conseguiram terminar com sucesso e grande parte deles evidenciou um crescimento intelectual bastante acentuado. Ficamos contentes por termos tomado parte neste crescimento!
Elsa
1 comentário:
Faço das palavras da professora Elsa as minhas palavras.
É com grande satisfação que reconheço a elevada qualidade do trabalho desenvolvido pelas professoras Elsa e Marisa.
Estão no Futuro Pensado há 3 e anos, respectivamente. Foram seleccionadas pela média obtida no final dos seus cursos superiores, pela credibilidade das instituições que conferiram o grau e pela capacidade de comunicação. Ao longo do tempo estabeleceu-se a confiança. Hoje, conjugam a formação com a experiência.
É ao seu trabalho e ao trabalho desenvolvido por todos os colaboradores, a Filipa Santos (Psicóloga), o Ricardo Laranjeira e Susana Fernades (Física e Química, o Paulo César (Matemática), a Inês Matos(Geometria Descritiva), a Marisa Lucas (Filosofia), que atribuo o sucesso do Futuro Pensado.
A todos dirijo o meu reconhecimento público.
Obrigada.
Paula
Enviar um comentário