quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Critérios de Avaliação

Estamos a meio do 1º Período e a maioria dos alunos já está a realizar o primeiro teste de cada disciplina.

Os pais que acompanham os seus filhos vivem intensamente este período, não compreendendo por que motivo todos os professores fazem os testes na mesma altura. Preocupam-se com as dores de barriga, de cabeça,... dispensam os seus filhos dos trabalhos a que normalmente estão obrigados, colocar a mesa, arrumar o quarto,... Reforçam os nutrientes na alimentação e alguns, em número crescente, passam pela farmácia ou ervanário para comprar as ampolas milagrosas para ajudar na obtenção de bons resultados.

Considero que é importante que os pais se preocupem, que transmitam aos seus filhos expectativas e cooperação na obtenção de um determinado resultado. No entanto, eu gostaria de advertir todos os pais que esta preocupação não se deve, nem pode, resumir às semanas em que decorrem os testes. Isto porque esse não é o único elemento de avaliação.

Quais são os outros elementos de avaliação?
Todos aqueles que estiverem contemplados nos Critérios de Avaliação! Espero que este não seja um termo novo no léxico de todos os que lerem este post. Está determinado na legislação que todas as disciplinas deverão definir, em sede de grupo disciplinar e com aprovação em Conselho Pedagógico, os referenciais de avaliação, quantificando percentualmente cada um dos elementos. Por questões inerentes à logística escolar, só nesta altura é que estes referenciais são disponibilizados aos pais e alunos. Considera-se que o encarregado de educação está informado, a partir do momento em que o professor sumaria no livro de ponto a distribuição dos critérios de avaliação aos alunos. Não é condição que estes informem os seus pais, dado o elevado grau de esquecimento de alguns alunos. Por esse motivo, gostaria de advertir todos os pais de que se ainda não têm os critérios de avaliação, deverão questionar os seus filhos e caso estes não saibam do que se trata, contactar a directora de turma.

O desconhecimento dos critérios de avaliação é como entrar num jogo sem saber as regras. Até porque cada disciplina tem os seus e escolas diferentes poderão ter critérios diferentes, na mesma disciplina.

Qual é a importância dos Critérios de Avaliação?
O seu filho é avaliado segundo estes referenciais. Caso discorde da classificação atribuída em pauta terá de formular um argumento tendo por base o determinado nesse documento. Por outro lado, poderá fazer a leitura/interpretação do mesmo com o seu filho, o que irá permitir estar mais próximo da escola e estabelecer com ele uma cooperação, fazendo o aluno "ver" que não são só os testes que têm importância, que o seu comportamento, a sua assertividade, a sua responsabilidade na concretização das tarefas escolares, são elementos determinantes para que os bons resultados apareçam em pauta.

A existência de turmas de nível é discutível. Facto é que se um aluno tem um nível de desempenho de 4/5 no ensino básico ou, por outro lado, 14 ou superior no ensino secundário, tem maior probabilidade de integrar uma turma mais regular e com menor índice de indisciplina. Nos dias que correm penso que esse é o desejo de qualquer encarregado de educação. O resto vem por acréscimo!

Estarei disponível para qualquer esclarecimento.

Paula

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