quinta-feira, 6 de novembro de 2008

No rescaldo dos primeiros testes





Por esta altura, grande parte dos alunos está a receber a primeira ronda de testes realizados durante a segunda quinzena de Outubro.

Para alguns, é uma grande alegria poder perceber que o esforço e o empenho que fizeram foram recompensados com uma boa nota. Para outros, nem por isso.

No entanto, há que não desanimar perante uma nota menos boa e, para que tal não aconteça, é importante que ajude o seu filho a ultrapassar este "obstáculo".

Antes de mais, é importante perceber se o aluno estudou ou não para o teste. No caso de ter estudado, mas ter recebido um resultado aquém da expectactiva, poderá:



  • ler com ele o enunciado e as respostas que deu de modo a ficar claro se realmente respondeu ao que era solicitado ou não.

  • Prestar atenção ao que ele errou. Depois disso, poderá voltar a estudar essa matéria com ele para que esta fique apreendida de vez.

  • Encorajá-lo a provar que consegue mostrar a todos que é capaz de dar a volta por cima. Pode até dar exemplos do tempo em que era aluno e passou por uma situação semelhante.

No caso de o teste evidenciar uma total falta de estudo e de atenção às aulas, a estratégia a adoptar deverá obrigatoriamente de ser outra. Deste modo, deve tentar rentabilizar ao máximo as horas que o seu filho passa em casa ocupado com coisas que lhe roubam tempo às actividades escolares.


De forma a tornar essas horas mais rentáveis, tente aplicar o que aqui já foi mencionado em posts anteriores.


Bom estudo!

Elsa

Sem comentários: