segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Dificuldades de Aprendizagem, o que são???

As Dificuldades de Aprendizagem (DA's) podem ser entendidas segundo duas perspectivas.


Considerando uma perspectiva orgânica, as DA's são entendidas como desordens neurológicas que interferem com a recepção, a integração ou a expressão da informação, caracterizando-se por uma discrepância acentuada entre o potencial estimado do aluno e a sua realização escolar.


Por outro lado, se considerarmos uma perspectiva educacional, as DA's reflectem uma incapacidade ou um impedimento para a aprendizagem da leitura, da escrita, do cálculo ou para a aquisição de aptidões sociais.


Assim sendo, um aluno com DA's pode apresentar problemas na resolução de algumas tarefas escolares e ser brilhante na resolução de outras, mais ainda quando, em termos de inteligência, estes alunos geralmente se encontram na média ou acima da média.


De uma maneira geral, um aluno tem DA's se:


- não alcançar resultados escolares proporcionais ao seu nível etário e à sua capacidade cognitiva, quando lhe são proporcionadas experiências de aprendizagem adequadas;


- apresentar uma discrepância acentuada entre a sua realização escolar e capacidade intelectual numa ou mais das seguintes áreas: expressão oral, compreensão auditiva, expressão escrita, capacidade básica de leitura, compreensão da leitura, cálculo e raciocínio matemático.


A causa das DA's não se encontra ainda devidamente explicada. A sua origem pode encontrar-se no sistema nervoso central do indivíduo, podendo um conjunto de factores contribuir para esse facto, entre eles a hereditariedade. Outro conjunto de factores (pré-natais) que podem estar na causa das DA's são, por exemplo, os excessos de radiação, o uso de toxinas durante a gravidez, as insuficiências placentárias, a incompatibilidade Rh com a mãe (quando não tratada), o parto prolongado, as hemorragias intracranianas ou a privação de oxigénio (anóxia) durante o nascimento. No que diz respeito a factores pós-natais, geralmente estão associados a traumatismos cranianos, a tumores e derrames cerebrais, à sub-nutrição, à presença de substâncias tóxicas (por exemplo, chumbo) e à negligência ou abuso físico.


Concluindo, a existência de uma panoplia de potenciais causas não é por si só condição que o aluno com DA's esteja ligado a uma delas, aliás, na maioria dos casos a sua causa é desconhecida.


O que importa aqui salientar é que a identificação das DA's deve ser feita o mais precocemente possível e a intervenção deve ser atempada de forma a prevenir ou reduzir os riscos de insucesso escolar e social.



Filipa

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