O leitor está, provavelmente, chocado com o título deste post. Não esteja! É a realidade do mercado. E acredite que é bem possível que tenha contribuído para isso!
Hoje recebi um pai e a sua filha no Centro. Procuravam informações sobre o Futuro Pensado. A menina, de olhos grandes e brilhantes, meio envergonhada, já tinha ouvido falar do Futuro (como é conhecido entre os nossos alunos). Queria mudar de explicadora porque, palavras da menina, não conseguia aprender na explicadora em que estava.
Seguiram-se algumas perguntas:
Tens explicações de quê?
-Todas as disciplinas.
Quantas vezes por semana?
-Todos os dias.
Não gostas de estar lá porquê?
-Porque são muitos meninos e é uma grande confusão. Só fazemos os trabalhos de casa.
Respostas de uma criança de 11/12 anos. 3 Respostas que caracterizam de modo incisivo o mercado actual do apoio escolar.
O Futuro Pensado abriu há mais de 2 anos. Sabem quantos pais me perguntaram qual é a minha formação? Nenhum. Já para não falar do facto dos currículos/diplomas de todos os que trabalham no Centro estarem disponíveis para consulta e nunca ninguém ter solicitado a respectiva consulta. No site do Futuro Pensado estão disponíveis os currículos. Apenas 17% dos visitantes, ao longo dos 2 anos, teve curiosidade para os consultar. Aspectos sintomáticos de uma sociedade imprudente nas opções que faz. A educação/formação de um filho é um assunto demasiado importante para não ser devidamente analisado. Então o que é que determina a decisão dos pais? O preço, normalmente!
Voltemos à menina que conversou comigo pela manhã. Às suas respostas.
Como é que uma pessoa pode ter formação para dar explicações a todas as disciplinas?
Hoje recebi um pai e a sua filha no Centro. Procuravam informações sobre o Futuro Pensado. A menina, de olhos grandes e brilhantes, meio envergonhada, já tinha ouvido falar do Futuro (como é conhecido entre os nossos alunos). Queria mudar de explicadora porque, palavras da menina, não conseguia aprender na explicadora em que estava.
Seguiram-se algumas perguntas:
Tens explicações de quê?
-Todas as disciplinas.
Quantas vezes por semana?
-Todos os dias.
Não gostas de estar lá porquê?
-Porque são muitos meninos e é uma grande confusão. Só fazemos os trabalhos de casa.
Respostas de uma criança de 11/12 anos. 3 Respostas que caracterizam de modo incisivo o mercado actual do apoio escolar.
O Futuro Pensado abriu há mais de 2 anos. Sabem quantos pais me perguntaram qual é a minha formação? Nenhum. Já para não falar do facto dos currículos/diplomas de todos os que trabalham no Centro estarem disponíveis para consulta e nunca ninguém ter solicitado a respectiva consulta. No site do Futuro Pensado estão disponíveis os currículos. Apenas 17% dos visitantes, ao longo dos 2 anos, teve curiosidade para os consultar. Aspectos sintomáticos de uma sociedade imprudente nas opções que faz. A educação/formação de um filho é um assunto demasiado importante para não ser devidamente analisado. Então o que é que determina a decisão dos pais? O preço, normalmente!
Voltemos à menina que conversou comigo pela manhã. Às suas respostas.
Como é que uma pessoa pode ter formação para dar explicações a todas as disciplinas?
No Futuro Pensado o acompanhamento escolar, serviço que para os pais é similar, é dado por dois professores, um com formação em Português/Inglês e outro com formação em Matemática. Ambos os professores orientam os alunos para a autonomia; dissuadimos os alunos de realizarem os seus trabalhos de casa no Centro. A segurança que os alunos sentem nas restantes disciplinas do seu currículo não tem a ver com um auxílio directo nessas, mas sim com um trabalho de organização e método de estudo, que na maioria das vezes é suficiente.
Como é que uma criança que tem explicações todos os dias pode desenvolver autonomia?
A autonomia é uma competência essencial para o sucesso de um estudante. É a partir dela que se desenvolve a responsabilidade, o bom ritmo de trabalho, a iniciativa, a capacidade de análise e a aquisição de método de estudo.
Como é que se pode apoiar uma criança num grupo de 15 ou 20 crianças? Ou mesmo 10?
Será que os pais acreditam que é possível apoiar uma criança num grupo com elevado número de crianças, provavelmente de níveis diferentes e certamente com necessidades educativas diferentes?
Num trabalho sério não é. Quem quiser dizer o contrário terá de mo provar. Os meus contactos estão disponíveis no site do Futuro Pensado. Tenho 10 anos de experiência no ensino público e privado. Já dei aulas a todos os anos desde o 7º ao 12º ano, no ensino diurno e nocturno; bem como no ensino superior. Já fui colaboradora em vários Centros de Explicação em Cascais e Lisboa. O apoio escolar terá de ser centrado no aluno e não num grupo de alunos. O conceito turma em explicação não faz qualquer sentido porque não acrescenta nada em relação à escola. Só prejudica! O professor que trabalha com o seu filho na escola manda fazer um trabalho de casa porque quer que o seu filho aplique, sozinho, o que aprendeu na aula. Qual é a estratégia pedagógica deste procedimento? Fazer com que o seu filho reveja os conteúdos que aprendeu e os aplique. Se o seu filho estiver num espaço em que existe um adulto (recuso-me a chamar-lhe explicador ou professor porque ofende a profissão que tanto prezo) que é pago para que o seu filho faça os trabalhos de casa e um grupo de alunos que conversam, atiram canetas, fazem aviões de papel, levantam-se e correm uns atrás dos outros, vai acontecer uma de duas coisas: ou o adulto diz as respostas ao seu filho, ou o seu filho copia as respostas do colega a quem o dito responsável já fez o T.P.C. É isto que procura para o seu filho?
Porque é que existem espaços como o que acabei de descrever?
Porque os pais colocam lá os seus filhos. E fazem-no porque o preço é tentador! Toda a logística do Futuro Pensado é pensada tendo por base uma enorme experiência no sistema educativo e porque para um profissional como eu ou profissionais como os que tenho a trabalhar comigo, só há uma forma de fazer: Fazer BEM. Isso tem um custo! É caro? Tudo o que é pago é caro! Um serviço tem um preço. Acredite que se estiver a pagar a um professor menos do que paga à empregada de limpeza que lhe limpa a casa uma vez por semana, então alguma coisa está errada. Arriscaria dizer que nesse caso, para si, é mais importante ter a casa limpa do que a formação do seu filho. Não enterre a cabeça na areia, esta é a realidade!
Não tenho pruridos ao falar deste assunto, porque é frequente pegar em alunos que vêm destes espaços sem nome, situados num qualquer rés-do chão ou 1º andar, provavelmente de contabilidade duvidosa, e ter mais trabalho do que se a criança não tivesse andado nas ditas explicações.
Requisito para ser explicador:
Ter FORMAÇÃO SUPERIOR NA ÁREA QUE LECCIONA
Ter FORMAÇÃO EDUCACIONAL
NÃO SUBSTITUIR o aluno nas suas tarefas
RESPEITAR o trabalho do PROFESSOR, por SABER o que é ser professor.
Como é que uma criança que tem explicações todos os dias pode desenvolver autonomia?
A autonomia é uma competência essencial para o sucesso de um estudante. É a partir dela que se desenvolve a responsabilidade, o bom ritmo de trabalho, a iniciativa, a capacidade de análise e a aquisição de método de estudo.
Como é que se pode apoiar uma criança num grupo de 15 ou 20 crianças? Ou mesmo 10?
Será que os pais acreditam que é possível apoiar uma criança num grupo com elevado número de crianças, provavelmente de níveis diferentes e certamente com necessidades educativas diferentes?
Num trabalho sério não é. Quem quiser dizer o contrário terá de mo provar. Os meus contactos estão disponíveis no site do Futuro Pensado. Tenho 10 anos de experiência no ensino público e privado. Já dei aulas a todos os anos desde o 7º ao 12º ano, no ensino diurno e nocturno; bem como no ensino superior. Já fui colaboradora em vários Centros de Explicação em Cascais e Lisboa. O apoio escolar terá de ser centrado no aluno e não num grupo de alunos. O conceito turma em explicação não faz qualquer sentido porque não acrescenta nada em relação à escola. Só prejudica! O professor que trabalha com o seu filho na escola manda fazer um trabalho de casa porque quer que o seu filho aplique, sozinho, o que aprendeu na aula. Qual é a estratégia pedagógica deste procedimento? Fazer com que o seu filho reveja os conteúdos que aprendeu e os aplique. Se o seu filho estiver num espaço em que existe um adulto (recuso-me a chamar-lhe explicador ou professor porque ofende a profissão que tanto prezo) que é pago para que o seu filho faça os trabalhos de casa e um grupo de alunos que conversam, atiram canetas, fazem aviões de papel, levantam-se e correm uns atrás dos outros, vai acontecer uma de duas coisas: ou o adulto diz as respostas ao seu filho, ou o seu filho copia as respostas do colega a quem o dito responsável já fez o T.P.C. É isto que procura para o seu filho?
Porque é que existem espaços como o que acabei de descrever?
Porque os pais colocam lá os seus filhos. E fazem-no porque o preço é tentador! Toda a logística do Futuro Pensado é pensada tendo por base uma enorme experiência no sistema educativo e porque para um profissional como eu ou profissionais como os que tenho a trabalhar comigo, só há uma forma de fazer: Fazer BEM. Isso tem um custo! É caro? Tudo o que é pago é caro! Um serviço tem um preço. Acredite que se estiver a pagar a um professor menos do que paga à empregada de limpeza que lhe limpa a casa uma vez por semana, então alguma coisa está errada. Arriscaria dizer que nesse caso, para si, é mais importante ter a casa limpa do que a formação do seu filho. Não enterre a cabeça na areia, esta é a realidade!
Não tenho pruridos ao falar deste assunto, porque é frequente pegar em alunos que vêm destes espaços sem nome, situados num qualquer rés-do chão ou 1º andar, provavelmente de contabilidade duvidosa, e ter mais trabalho do que se a criança não tivesse andado nas ditas explicações.
Requisito para ser explicador:
Ter FORMAÇÃO SUPERIOR NA ÁREA QUE LECCIONA
Ter FORMAÇÃO EDUCACIONAL
NÃO SUBSTITUIR o aluno nas suas tarefas
RESPEITAR o trabalho do PROFESSOR, por SABER o que é ser professor.
REJEITAR trabalhar de qualquer MODO, a qualquer PREÇO.
Está mais chocado do que no início? Desconfie sempre, quando a esmola é demais!
Paula
Está mais chocado do que no início? Desconfie sempre, quando a esmola é demais!
Paula
7 comentários:
Que comentário puramente comercial!!!!
Tenha vergonha. Quer fazer publicidade ao seu negócio? Assuma-o.
País de treta e de vendedores da banha da cobra...
De fato denegrir os outros é fácil.Acha mesmo que um explicador por levar um preço mais barato é mau profissional e compara isso com uma empregada de limpeza?O seu centro é perfeito? Que bom para si,mas não atire areia para os olhos.Há em todas as áreas bons e maus profissionais.Não venha dizer o que é necessário para se ser bom explicador.E digo-lhe levar caro não é necessariamente sinal de bom serviço.Faça publicidade sem dar exemplos do que está mal fora do seu centro.Quem é mau profissional a seu tempo ficará sem trabalho.
acredito q para ser um bom explicador, tenha q ter ética. pense nisso
"Como é que uma criança que tem explicações todos os dias pode desenvolver autonomia?
A autonomia é uma competência essencial para o sucesso de um estudante. É a partir dela que se desenvolve a responsabilidade, o bom ritmo de trabalho, a iniciativa, a capacidade de análise e a aquisição de método de estudo."
Onde está a resposta a esta pergunta?
Como aparentemente todos os comentários foram feitos por concorrentes seus, venho eu, que não me lembro de ter comentado nunca um blog, dizer-lhe que concordo plenamente com tudo o que disse. Embora, a certa altura me tenha passado pela cabeça algo semelhante ao que o "Sr." Ricardo Lopes disse, decidi reler com mais atenção e percebi que não estava a publicitar o seu negócio mas sim a sua profissão, ou seja, não aconselhar os pais a inscreverem os filhotes no Futuro pensado mas a aconselhá-los a terem as referidas preocupações ao escolher um centro de explicações já que, obviamente, o seu não será o único no país a ter esta filosofia de ensino. Quanto mais leio os comentários mais me convenço de que são de pessoas que não têm muito que fazer se não (elas, sim)"denegrir os outros". Complexos, sabe?!
E para o último comentário: Quer uma resposta? Então eu dou-lha: Se ler com atenção verá que o que é criticado não é a criança ter explicações todos os dias, mas o ter explicações todos os dias em centros (que infelizmente são, de facto, a maioria) como aqueles para quem a D. Paula chama a atenção, em que é feita a "papinha toda" aos meninos em vez de os ajudar a raciocinar por eles próprios. Acredite, ao invés de dar o peixe, devemos ensiná-los a pescar para que possam ser autosuficientes quando não tiverem ninguém por perto.
Quanto mais leio os comentários mais me convenço de que são de pessoas que não têm muito que fazer se não (elas, sim)"denegrir os outros". Complexos, sabe?!
D.Mariana também gosta de denegrir os outros quando não gosta do que lê.Complexa,sabe?
Essa é a realidade de um país! Pensar que é necessário uma certificação para tudo o que se faz!
Tenha vergonha, com certeza que deve haver empregadas de limpeza mais inteligentes que o senhor mas como não tiveram o apoio dos papás para lhe pagar um curso ou certificação têm q sujeitar a isso? Já pensou nessa situação?
O seu centro de estudo n é mais-valia nenhuma só por ser certificado, isso não diz nada!
E a julgar pelo texto, o seu carácter deve ser de um ser que se acha mais que os outros tenha dó. Quer que o trate por senhor doutor também?
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