quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Psicologia... Para quê?!




A jeito de introdução...


Cada fase da nossa vida traz consigo novas responsabilidades, a necessidade de adaptação e por vezes, acarreta situações que nos levam a sentir sem rumo... sozinhos, mesmo estando rodeados de pessoas.
A Psicologia está cada vez mais a ganhar terreno. Uma das razões para que isso aconteça é a vida que levamos hoje em dia, que gera uma quantidade cada vez maior de pessoas emocionalmente esgotadas, nervosas e sem tempo ou disposição para um convívio salutar com elas próprias e com os outros.
Hoje vêem-se, mais do que nunca, crianças agressivas, nervosas ou com outras doenças provocadas pela agitação do dia-a-dia. Ou, pelo contrário, crianças introvertidas, fechadas em si, sem a alegria e a vitalidade próprias da idade. Há muitas outras com baixo rendimento escolar que, muitas vezes, não se justifica pela falta de capacidade cognitiva ou de aprendizagem.
Pais e educadores responsáveis devem estar atentos a estes problemas que mais tarde se poderão tornar mais complexos podendo até comprometer a adolescência e a vida adulta dessas crianças.
Também os adolescentes e adultos sofrem e se sentem deprimidos, sem esperança e sem saberem a quem ou a quê recorrer... hesitam em procurar ajuda e continuam a sofrer sem perceberem que estão doentes e que isso afecta todos os aspectos das suas vidas e das vidas dos que os rodeiam.
A ajuda é possível!
O Psicólogo é um profissional competente que pode orientá-los no caminho para o bem -estar pessoal e social. É alguém que está ao seu lado para os amparar nas quedas e os incitar a continuar.

Sem comentários: